BLOG

Com que frequência devo substituir os materiais de limpeza?

Da esponja ao pano microfibras, passando pela esfregona: saiba com que frequência deve trocar os materiais de limpeza profissional

 

Conheça aqui os nossos materiais de limpeza

 

De quanto em quanto tempo troca os materiais de limpeza no seu estabelecimento?

Muita gente faz isso “a olho”, percebendo que é hora de mudar quando vê que um pano já está muito encardido ou que a esponja começou a desfazer-se.

Mas sabia que mesmo antes disso elas já podem precisar ser substituídas?

 

Esponjas precisam de ser higienizadas diariamente

A esponja acumula toda a sujidade que sai dos utensílios de cozinha, certo? Por isso, por mais que ela possa parecer nova em folha, é bem capaz de estar cheia de bactérias.

Para evitar o acúmulo de bactérias e não ter de trocar de esponja diariamente, sugerimos colocá-la de molho em água a ferver durante uns 5 minutos. Depois, esprema-a bem para sair todo o líquido e deixe-a secar.

O ideal é que esse processo seja feito uma vez por dia, mas, se lava a louça com muita frequência, não se esqueça de sempre lavar a esponja com água corrente e espremê-la ao máximo depois de terminar de limpar tudo.

Mesmo que você faça esta higienização direitinha, não esqueça que a esponja dura no máximo uma semana, e que depois desse tempo precisa de trocar por uma nova.

 

Panos de microfibras devem ser limpos após o uso

Os panos de microfibras possuem uma excelente qualidade e alta resistência, por isso são indicados para qualquer segmento empresarial.

A composição desses tipos de pano de limpeza mistura poliéster e poliamida (nylon), com microfibras até 50 vezes mais finas que um fio de cabelo humano para proporcionar uma limpeza altamente eficaz.

No entanto, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência nos Estados Unidos, 86% dos panos testados continham mofo, e 77% deles hospedavam bactérias.

Para preservar a qualidade dos panos, o mais indicado é lavá-los logo após o uso para a sujidade não aderir às fibras do tecido. Não guarde ou deixe o pano sujo por muito tempo!

Na hora de limpar os panos de microfibras, lave-os com água morna e detergente neutro. Produtos com cloro e removedores de nódoas enfraquecem o tecido e prejudicam as fibras do pano. 

Quanto à sua substituição, aconselha-se que sejam descartados após a mínima aparência de desgaste. 

Esfregonas novas todas as semanas

A esfregona deve ser lavada e desinfetada após a sua utilização, assim como os outros materiais de limpeza.

Sendo um material com humidade, é o “ninho” ideal para a reprodução eficaz de bactérias, pelo que, após a sua limpeza, deve certificar-se de que ela seca num ambiente aberto, arejado e seco.

A duração de uma esfregona vai depender maioritariamente do uso que lhe é dado e da manutenção feita. Mas, de uma forma geral, tem uma duração de 15 dias em ambientes profissionais, sendo que é recomendado que as esfregonas usadas na higienização de casas de banho e de cozinhas sejam substituídas semanalmente, mesmo cumprindo com os procedimentos de higienização diários.

Mais importante do que a frequência com que deva proceder à substituição dos materiais, é fazer a correta e frequente higienização, de modo a evitar a propagação de bactérias, fungos e demais microorganismos prejudiciais à saúde e segurança de uma equipa de trabalho e clientes.

 

Conheça aqui os nossos materiais de limpeza

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Diga-nos o que achou