Faça login ou registe-se

BLOG

O papel da limpeza profissional pós-pandemia

Enquanto uns choram, outros vendem lenços.

Nizan Guanaes

Durante a pandemia, foram muitos os negócios que sofreram um impacto negativo.

Mas o setor da higiene e limpeza ganhou destaque (ainda não tanto quanto o merecido, segundo o meu ponto de vista).

Contudo, nem tudo foram rosas… Houve empresas de limpeza que se viram a braços com a suspensão de serviços pelas restrições implementadas, levando até ao despedimento de pessoal. Mas muitas outras empresas surgiram neste setor e outras tantas aumentaram o número de serviços. Tivemos efetivamente dois anos muito anormais…

Apesar de ainda estar longe o fim da pandemia, já houve um regresso à “normalidade” nas empresas. Muitas voltaram a solicitar os serviços de limpeza mas trouxeram novas necessidades e/ou exigências.

E é aqui que surge a grande dúvida: qual o impacto da pandemia na limpeza profissional?

A limpeza profissional sempre foi um meio eficaz no combate à propagação de agentes infecciosos prejudiciais à nossa saúde. Com a pandemia, percebeu-se que a profissionalização da limpeza, com técnicas e métodos, é indispensável.

A pandemia trouxe também uma coisa muito interessante e que fazia falta há muito tempo: informação!

Percebemos as pessoas mais informadas sobre limpeza, desinfeção e higienização e empresas mais exigentes nas prestações de serviços e na criação de ambientes limpos e seguros para clientes e colaboradores.

Se é responsável por uma empresa de limpeza ou de facilities management, tome nota destes novos desafios que poderão influenciar a sua resposta ao mercado:

1.Clientes mais informados

Embora o objetivo de todas as empresas de limpeza profissional tenha sido sempre deixar os espaços limpos e desinfetados, as empresas contratantes procuram inteirar-se dos produtos utilizados, solicitando fichas técnicas e de segurança.

Também pedem que seja desenhado ou revisto o plano de higienização e a frequência das rotinas de limpeza é agora maior.

Além disso, já assistimos ao pedido de equipas profissionais e devidamente capacitadas em limpeza e desinfeção de espaços.

2. Tecnologia a favor

Se em dezembro de 2019, a pesquisa por empresas de limpeza no Google era de 4400 mensais, desde janeiro de 2022 que a média mensal é de 5400 pesquisas – um aumento de cerca de 23%.

Atenção, se a sua empresa não tem presença digital, está a perder muitas oportunidades de negócio.

Mas a resposta aqui não é apenas ter uma presença online. É necessário ter uma estratégia de posicionamento muito clara no mercado e criar uma interação com os potenciais clientes.

Procure aconselhar-se com um estrategista digital sobre a melhor forma de estar presente no mundo online.

3. Redução de custos

Com o impacto económico e financeiro, as empresas adotaram novas medidas de redução de custos. Assim, é importante que as empresas de limpeza se posicionem com propostas de valor diferenciadoras, em que não é o preço mais barato do serviço que irá cativar o cliente, mas sim a economia de tempo e recursos, assegurando rotinas de limpeza eficiente e espaços higienizados e seguros com produtos adequados.

4. Falta de mão-de-obra

Sim, é uma situação transversal a muitas áreas de negócio, mas muitas empresas de limpeza não conseguem atender mais serviços por falta de pessoal.

Alguns dos nossos clientes falam-nos sobre a importância de terem uma boa rede de contactos e excelentes relações com colegas e até prestadores de serviços de limpeza para atender serviços ou situações imprevistas.

A limpeza profissional ganhou uma nova dimensão com o decurso das mais diversas necessidades de cuidados com a saúde humana.

Novos hábitos de higiene estão inseridos na nossa rotina e é preciso ter em mente que o foco sempre será o mesmo: prezar pela qualidade de vida e segurança.

Então deixo aqui as minhas recomendações para si, que quer crescer neste mercado da higiene e limpeza profissional:

1. Garanta a satisfação das necessidades do cliente

Foque a sua atuação em padrões de higienização e propostas de valor direcionadas para a saúde e segurança de clientes e colaboradores.

Além disso, será importante apresentar soluções às empresas: porque não vender produtos de limpeza e consumíveis de higiene junto com o seu serviço?

Para além de o cliente não precisar de se preocupar com nada, estaria a dificultar a entrada a um concorrente que agregue produtos e serviços de limpeza.

Sobre este assunto, poderá ver AQUI um serviço desenvolvido por nós. Não deixe cartas na mesa!

2. Especialize a sua equipa

Higiene é diferente de limpeza. Para realizar uma higienização de ambientes correta e eficaz, por exemplo, é necessário a utilização de produtos específicos, técnicas e equipamentos adequados.

Investir em formação irá trazer-lhe ganhos de produtividade e diferenciação no mercado.

Podemos ajudá-lo a traçar um plano de formação para a sua equipa. Contacte-nos.

O mercado procura rodear-se de profissionais especializados e que cumpram rigorosamente as práticas de saúde pública. Por isso, os gestores de empresas de limpeza e de facility management deverão demonstrar possuir as competências necessárias. 

Prepare a sua empresa para o presente!

Achou o conteúdo interessante? Compartilhe.

Diga-nos o que achou

Seleccione um ponto de entrega

Procura fazer uma gestão inteligente da higiene e limpeza?

Marque uma sessão gratuita comigo e fique a saber como posso ajudar a reduzir 20% dos custos em higiene e limpeza na sua empresa.