Procurar
Close this search box.

Faça login ou registe-se

BLOG

Lista de produtos de limpeza para empresas

Olhe para os produtos de higiene e limpeza que tem na sua empresa e fique a saber quais as preocupações do seu negócio.

Sim, os produtos de limpeza dizem muito sobre o seu negócio.

A preocupação com a sua marca, bem como com a saúde dos seus funcionários deve ser tida em conta em todos os setores que fazem a sua empresa funcionar. E aqui, consideramos de particular atenção o setor de limpeza.

Não dar a devida importância a este setor é uma grande falha cometida pelas empresas. Ao sabermos que a limpeza está diretamente relacionada com outros pilares, como saúde, bem-estar e economia, o cuidado com o setor da limpeza na sua empresa pode representar uma grande vantagem competitiva para o seu negócio.

Para lhe explicar melhor isto, preciso de lhe falar sobre os produtos de limpeza.

O que é um produto de limpeza?

Um produto de limpeza é uma categoria de artigos destinados a remover sujidades indesejadas de superfícies. Sujidades essas que podem ser seres vivos ou até objetos inertes, como a poeira.

Quais são os produtos de limpeza aconselhados para as empresas?

Existem muitas opções disponíveis no mercado e, para quem não tem conhecimento deste tipo de produtos, acaba por se sentir limitado a produtos que lhe sejam mais familiares (como os produtos da linha doméstica) no meio de tantas opções.

Assim, para ter melhores resultados na sua empresa, é recomendado considerar a qualidade e o uso de produtos de linha profissional.

Os produtos de limpeza devem ser adequados ao tipo de sujidade, ao tipo de limpeza, ao tipo de superfície e à pessoa responsável pelas operações de limpeza. No entanto, existem produtos transversais aos vários setores de negócio.

Na hora de escolher os produtos, considere na sua checklist os seguintes:

Detergente Neutro Multiusos

É o produto mais comummente usado nas limpezas e é também conhecido por Lava Tudo ou Multiusos. Tem a função de remover sujidades e o seu aroma deixa a impressão de um ambiente limpo e agradável.

A sua versatilidade faz com que este detergente possa ser utilizado nos mais variados tipos e locais de limpeza.

Desinfetante

É um dos produtos mais comprados nos últimos 2 anos, e deve continuar a estar presente na lista de produtos de limpeza.

É um produto que elimina os microorganismos e as bactérias, promovendo a desinfeção dos ambientes e superfícies.

É importante ressalvar que existem linhas de desinfetantes específicos para cada setor empresarial e também existem detergentes desinfetantes, que promovem a limpeza e a desinfeção de uma vez só.

Hospitais e clínicas são exemplos de ambientes que usam estes produtos constantemente, pois são ambientes de alta concentração de doenças e grande riscos de contágio.

Panos Microfibras

Os panos de microfibras possuem uma textura macia, não são abrasivos e têm uma grande capacidade de absorção de líquidos.

Regra geral, possuem várias cores, que são usadas para diferenciar os ambientes de uso, evitando a contaminação cruzada.

Esfregonas e mopas

Indicadas para a limpeza de pisos, usar esfregonas e mopas de linha profissional pode trazer inúmeras vantagens durante os processos de limpeza.

As esfregonas industriais e as mopas apresentam grande eficiência, comparando com as esfregonas domésticas, dado que aumentam a produtividade da mão-de-obra, bem como a higienização em geral, pela excelente absorção.

Sacos do lixo

O objetivo de usarmos sacos do lixo é proteger o interior dos recipientes de resíduos, evitando o descarte incorreto, e assim assegurar a eficácia dos procedimentos de limpeza e higienização nas empresas.

Existem várias capacidades e espessuras, pelo que é importante adequar o saco do lixo ao balde e ao tipo de lixo a descartar.

Apesar de, na limpeza hospitalar, estarmos familiarizados com o uso de diferentes cores de sacos do lixo, mediante o tipo de resíduos, existem cada vez mais empresas a adotarem o sistema de cores também para este tipo de artigo.

Papel

O uso de papel é transversal aos vários setores de atividade, sendo os mais comuns o papel higiénico e a toalha de mão.

Não obstante, este é um produto que deve ser bem pensado de acordo com a utilização. A escolha adequada do tipo de papel pode permitir-lhe poupar largas centenas de euros por ano.

Veja aqui como um cliente conseguiu reduzir 42% no papel

Em zonas de maior afluência ou de utilização mais intensiva, é comum ver a utilização do rolo mecha ou do rolo industrial.

Ambientadores

Os ambientadores são produtos excelentes para a neutralização de odores e criar uma sensação de conforto no espaço onde são utilizados.

Além disso, existem empresas que usam as fragrâncias para criar memórias do seu espaço ao cliente – o designado marketing olfativo.

Existiriam muitos outros produtos que poderiam ser listados, contudo estes são os essenciais e os transversais aos vários setores empresarias. Nesta sugestão de produtos quis também tem por base o dispêndio de poucos recursos e a rentabilidade das operações de limpeza, visando uma gestão eficiente e uma maior economia.

Um responsável de compras deste tipo de produtos deve estar atento à variedade que o mercado profissional oferece, além de ter o conhecimento para a utilização adequada dos mesmos, de forma a garantir economia e maior rentabilidade.

Aproveite que chegou até aqui e faça download do nosso e-book “Como Economizar com Soluções de Higiene Profissional”

Se quiser saber mais sobre como reduzir 20% os gastos em higiene e limpeza na sua empresa, clique AQUI.

Achou o conteúdo interessante? Compartilhe.

Diga-nos o que achou

Seleccione um ponto de entrega

Procura fazer uma gestão inteligente da higiene e limpeza?

Marque uma sessão gratuita comigo e fique a saber como posso ajudar a reduzir 20% dos custos em higiene e limpeza na sua empresa.